Mensagem do Organizador
O placebo é muito mais do que controle em medicina em um estudo clínico. A resposta ao placebo pode ser o maior componente de diversos tratamentos - como tratamento para dor ou depressão – e consiste em dois componentes: efeitos não específicos (por exemplo: recuperação natural) e um “efeito placebo real” que é o efeito terapêutico psicológico do tratamento e pode induzir efeitos fisiológicos. A crença na natureza benéfica do tratamento é o componente chave do placebo real, e pode ser reforçado por fatores como interação com médicos e o impacto sensorial do tratamento. Por outro lado, crenças negativas podem gerar um efeito nocebo que pode explicar algumas doenças psicogênicas – como desordens funcionais (dispepsia funcional por exemplo). Compreender os efeitos placebo e nocebo é importante para os médicos de diferentes especialidades – da cirurgia às disciplinas clínicas, e o aproveitamento do poder do efeito placebo real é a maior mudança para a medicina moderna. Neste Simpósio discutiremos atualizações e revisões e importantes conceitos em placebo e nocebo e seu impacto nas práticas médicas.
Para este evento contaremos com palestrantes de universidades internacionais e de renomadas instituições nacionais.
O evento acontecerá em fevereiro de 2009 e terá duração de 3 dias, onde contaremos com participantes (entre 200 e 300) de todas as áreas médicas.
Aos participantes serão fornecidos equipamento para tradução simultânea e serviço de intérprete, café durante os intervalos (coffee-break), material impresso e para anotações e informações e as apresentações através de nosso site: www.institutoscala.com.br.